sábado, 28 de agosto de 2010

Rosa Moutinho e suas diversidades.

rosa__ No período de 03 a 09 de setembro o público amapaense vai conferir a exposição de telas de Rosa Moutinho.

Intitulada “Diversidades”, Rosa disponibilizará texturas e objetos dispostos de maneira inusitada em telas que explodem em beleza, sensibilidade e ternura.

Conheço Rosa Moutinho desde a adolescência e o que sempre marcou sua personalidade foram a extroversão, a alegria, o carinho, a leveza e a amizade.

Rosa Moutinho é encantadora e encantou a muitas pessoas que passaram pelo seu caminho. Amigos estes que, como eu, surpreenderam-se e certamente se surpreenderão com a explosão de seu talento desabrochado em dezembro do ano passado.

A primeira exposição individual de Rosa Moutinho aconteceu em abril deste ano, em Belém quando 35 dos 39 quadros apresentados foram vendidos em duas horas.

Em julho passado, Rosa apresentou 12 quadros na exposição de um dos seus professores no Rio de Janeiro. Todos foram vendidos.

Rosa Moutinho é pedagoga e trabalha com programas de orientação vocacional. Em suas palestras, incentiva as pessoas a explorar suas habilidades.

Acredito que Rosa Moutinho fez valer para si os ensinamentos que ministrou a seus alunos e, para encantamento de todos os que irão ao Monumento Marco Zero apreciar suas 62 obras, também permitiu que sua sensibilidade aflorasse por meio de tintas, pincéis, pedras preciosas, papel marche e uma infinidade de outros materiais.

PS. Como Produtora Executiva da Exposição “Diversidades”, me coube o privilégio de conhecer em primeira mão todas as obras. Em razão disso, não me contive e escrevi este post para que todos possam apreciar o talento de Rosa Moutinho.

Depois do dia 03 de setembro, aguardo na caixinha de comentários a impressão de vocês.

"OS COMETAS": SHOW BAILE EM MACAPÁ

roberval_fatima_espindola__mestreoscar_neuza_pinon__anamaria_assunção_nando_átalo_pedroaltair__martinho (3)

O grupo de maior sucesso dos anos 60 e 70 volta a se apresentar  no próximo fim de semana em Macapá. É o conjunto Os Cometas que faz sua primeira apresentação este ano na sede do Trem Desportivo Clube cantando e tocando músicas que fizeram sucesso nestas décadas. Conhecidos como os Rolling Stones amapaenses, o conjunto teve várias formações, todas com músicos competentes que trouxeram para as casas de festa da época toda a seleção musical que tocava nos principais bailes do Brasil e do exterior e ainda hoje são relembrados por um público que curtiu a época mas que continua conquistando novos admiradores.

Criado por incentivo do Mestre Oscar Santos, que na época foi o maior incentivador musical do Amapá, Os Cometas fizeram sucesso e suas apresentações eram concorridas especialmente pela seleção que trazia para os salões músicas de Renato e seus Blue Caps, The Brazilian, Beatles, Roberto Carlos que eram tocadas nas sedes como as do Esporte Clube Macapá, Trem Desportivo Clube, Santana  e Manganês Esporte Clube e ainda no Círculo Militar, Aeroclube, Piscina Territorial e Assembléia Amapaense.

Os Cometas tiveram seus primeiros instrumentos comprados pelo então baterista e hoje piloto Roberval Benigno  que iniciou junto com os percussionistas Muscula e Walfredo, também cantor; o guitarrista Sebastião Mont’Alverne; os baixistas Luis Almeida e Pedro Altair; o trompetista Assunção; no sax quem já arrasava era Espíndola; no piano estavam Aymoré Batista e Augusto e quem soltava a voz eram Joacy, Célia e Nando.    

Em 1968 o guitarrista Gato e o cantor Humberto Moreira passaram a integrar o grupo e após outras substituições, em 76  pararam de tocar continuamente nas noites por motivos pessoais, porém sem desavenças. A maior parte dos que passaram pelo grupo continua sua carreira musical, como os já citados Espíndola, Aymoré e Sebastião, e ainda Jomasan, Venilton, Bebeto e Nonato Leal. Em 2008  eles resolveram se reunir para apresentações especiais mas com o mesmo estilo musical o que resultou em dois shows por ano sempre com casa lotada.

Hoje o maestro Álvaro Gomes faz a direção musical e eles se apresentam com  Humberto Moreira, Zé Paulo, Walfredo, Nando e Espíndola e os novatos José Pinto, Eliseu, Hamilson, Heloisa e Gilmar. A produção do show baile é de Sônia Canto Produções que garante que a noite vai ser para pessoas de todas as idades se divertirem ao som de excelente música e um momento  para recordar e reencontrar amigos.  

Serviço:

Show Baile Os Cometas

Data: 04 de setembro Local: Trem Desportivo Clube Hora: 23h

Mesa: R$ 80,00 (sócios) e R$ 100,00 (não sócios)

Venda de Mesas: Trem Desportivo Clube / Soverteria Jesus de Nazaré / Sonia Canto Produções

Mariléia Maciel

Assessora de Comunicação

Mais informações:8116-6687 / 8111-0695 / 9149-9536

Programa Movimento em Ação sai do ar

heraldoalmeida É com pesar que retiro deste blog a logomarca do Programa Movimento em Ação que foi apresentado pelo radialista Heraldo Almeida todas as manhãs pela 94,5 FM.

É mais um espaço que se perde na divulgação dos projetos culturais amapaenses. Perdemos todos, artistas e produtores culturais.

sábado, 21 de agosto de 2010

PRODUÇÕES SÔNIA CANTO

nivito__menor


Nesta quarta-feira, (25/08), o cantor e compositor Nivito Guedes apresenta o pocket show “Tô em Macapá”, no Copacabana
Rosa_



Rosa Moutinho
, artista plástica amapaense oferece coquetel de abertura da exposição “DIVERSIDADES”, no dia 03/09, no Monumento Marco Zero. A exposição estende-se até o dia 09/09;
Os cometas_atual


OS COMETAS” fazem apresentação de gala em show musical dançante no Trem Desportivo Clube, no dia 04/09.
natal vilar ingresso_blog

Dia 11/09, Nathal Villar lança seu novo CD Fantasia, em show musical no Malocão do Sesi com os convidados Amadeu Cavalcante, Maria Eli, Osmar Jr. e Juliele

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

PARABÉNS LUDIANE

ludiane Lu é daquelas pessoas que tem a capacidade de trazer brilhos e luzes à vida de todos com quem divide o seu cotidiano.

Tenho a felicidade de compartilhar momentos especiais de amizade e profissionalismo nos eventos que produzimos juntas.

Parabéns, amiga. Muitas felicidades no seu aniversário e que esta felicidade se estenda por todos os dias de sua vida.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

domingo, 8 de agosto de 2010

Ana Martel apresenta o Show “Sou Ana”

m_551a5c6765aa4227b5fb70d7bfc83df3 Na quarta-feira (11) quem sobe ao Palco da Esquina, na Casa de Show Copacabana, é a cantora e compositora Ana Martel, primeira artista amapaense a gravar um CD com incentivo da Lei Rouanet.

O Show “Sou Ana” foi apresentado em outubro de 2009 no Teatro das Bacabeiras com grande sucesso de público, para lançamento do CD.

A carreira

Foram mais de 25 anos de carreira até gravar o primeiro CD. “Se tivesse feito antes, talvez não ficasse tão feliz como estou agora”, revela Ana. As razões pela demora na gravação do primeiro trabalho são diversas. “Tem os percalços normais de todo mundo que mora no Norte do Brasil, no Amapá, que tem problemas de toda ordem e não consegue sobreviver da arte. Isso é fato. Mas, também tem a questão pessoal. Eu estava sempre em transição com relação à minha própria arte, se eu gostaria de fazer um CD só como intérprete ou um trabalho mais autoral”, explica.

O primeiro parceiro musical de Ana Martel foi o artista amapaense Zé Miguel, que musicou o poema “Óleo sobre tela”, feito pela cantora em homenagem à comunidade quilombola do Curiaú. A partir daí outros poemas e letras foram nascendo para novas parcerias. Ana Martel resolveu então criar suas próprias melodias. “Estudo violão para aperfeiçoar minha melodia. Tive que aprender a tocar para poder guardar aquilo que eu pensava”, conta ela. O processo criativo de Ana começa com o canto, que depois é adaptado para os acordes do violão

O CD

A música que dá nome ao CD “Sou Ana”, nasceu de um poema feito pelo compositor acreano Sérgio Souto em homenagem à cantora, que ganhou melodia de Enrico Di Miceli. Duas músicas são de Joãozinho Gomes e Val Milhomem e dos paraenses Marcelo Siroteu, Ubiratan Porto e Paulinho Moura. Mais oito canções compõem o álbum. Dessas, sete são de sua autoria, letra e música, e uma é fruto de parceria com Zé Miguel.

O diretor musical Luiz Pardal foi fundamental na decisão do repertório mais autoral. Ele foi ouvindo, conhecendo e gostando do trabalho da compositora. No final definiu o repertório junto com ela, mas recomendando fortemente que suas músicas permanecessem no disco. Com todas as canções gravadas, o CD agora está em fase de mixagem.

“Sou Ana” foi todo feito com contrabaixo acústico e cordas. “E eu queria que ele soasse bem artesanal. As caixas de marabaixo estão límpidas. Não tem nada eletrônico”, explica a artista. O público pode esperar um repertório versátil, como a cantora se auto-define: “é um CD que é a Ana do Amapá, da Amazônia, uma pessoa versátil que canta de tudo”. Ana Martel conta com participações especiais das cantoras Andressa Nascimento, de Roraima e Patrícia Bastos, do Amapá.

Repercussão

Após o lançamento do CD Ana foi convidada para cantar no Sarau do Largo dos Inocentes, maior projeto de música amapaense para execução pública, realizado desde 2008 pela Confraria Tucuju no Centro Histórico de Macapá. Em seguida a cantora recebeu convite para participar como artista e palestrante no 21º Festival de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, em Juiz de Fora – MG. Evento realizado em julho deste ano.

Na quarta-feira, Ana Martel subirá ao palco do Copacabana com os seguintes músicos:

alan_gomes Alan Gomes – Direção Musical e Contrabaixo


 

   
jefrey

Jeffrey – Teclados

 fabinho

Fabinho – Guitarra

bibi
Bibi - Sopros

valerio

Valério de Luca – Bateria e percussão

Márcia Corrêa – Jornalista / E-mail: marcia.cpc@hotmail.com Telefone: (96) 9908-6894

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

“Uma Volta Pela Amazônia”com Alcyr Guimarães e Osmar Júnior

Por Mariléia Maciel, Assessora de Comunicação

Hoje e sexta-feira, 5 e 6, Alcyr Guimarães e Osmar  júnior se reencontram no palco do Teatro das Bacabeiras apresentando o show inédito “Uma Volta Pela Amazônia”. Cantando e tocando clássicos de artistas da Amazônia como “Esse Rio é Minha Rua” e “Parapixuna”, de Paulo André e Ruy Barata, as duas imortalizadas na voz de Fafá de Belém, “O Uirapuru”, de Waldemar Henrique e “Tempo de Flores”, de Osmar Júnior e Alcyr Guimarães.

Os dois têm uma história musical reconhecida na Amazônia e em outros países. Alcyr tem 48 anos de carreira artística, 25 discos gravados, três CDs na Alemanha e um DVD na Inglaterra. Teve seu trabalho reconhecido com o título de Patrimônio Cultural do Estado do Pará. Em 1994 venceu o antigo prêmio Sharp na categoria Melhor Disco Regional, já se apresentou na Europa e Américas com Sivuca, Hermeto Pascoal e Vital Farias.

Osmar Júnior começou a se interessar por música aos 14 anos, tocou em grupos de chorinho e aos 17 anos ingressou em grupo musicais. Na década de 80 começou a compor e participar de festivais sendo ganhador de vários prêmios. Junto com Amadeu Cavalcante produziu “Sentinela Nortente”, “Vida Boa” de Zé Miguel e “Estrela do Cabo Norte”, lançou de sua autoria “Revoada”,” Quando Voltam os Guarás”, “Mairi” e “O Abreu Abriu O Bar”.

Farão participação especial os músicos Manoel Cordeiro, Nathal Villar e Rambolde Campos. Acompanham os artistas o percussionista Mauricio Costa, de Belém, Piska Martins (teclado), Gustavo Quintanilha (contrabaixo) e João Batera (bateria).

Serviço:

Show: “Uma Viagem Pela Amazônia”

Data: 5 e 6 de agosto de 2010

Local: Teatro das Bacabeiras

Ingresso: R$ 20,00 (inteira) R$ 10,00 (meia)

Hora: 21:00

Venda de ingressos na portaria do Teatro

Realização: Sônia Canto Produções

Mais informações: 8116-6687 e 8111-0695

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

A FÉ GUERREIRA DE BI TRINDADE

A FÉ GUERREIRA DE BI TRINDADE

FÉ GUERREIRA_blog No próximo dia 4 de agosto, quarta-feira, o cantor e compositor Bi Trindade apresenta seu show “Fé Guerreira” na Casa de Shows Copacabana. O repertório mistura músicas conhecidas e outras inéditas que fazem parte do novo CD de Bi Trindade em parceria com Manoel Bispo que será lançado ainda este ano.

Com uma história musical de mais de 30 anos, o artista foi um dos fundadores do Grupo Pilão, em 1975 junto com os irmãos Fernando e Juvenal  Canto. Pilão inovou a música regional trazendo para o repertório do grupo “ladrões” de marabaixo e canções populares.

Bi que também é professor de francês, aliou as duas profissões e ajudou a divulgar a cultura amapaense em território europeu. Ele fez versões das famosas músicas “Tajá”, de Fernando Canto e Osmar Júnior, “Tarumã”, de Osmar e “Cante Comigo”, de Rambolde Campos que serão apresentadas no show Fé Guerreira.

Bi Trindade é o segundo artista a mostrar sua arte no Projeto Palco da Esquina que está reunindo o melhor da música amapaense toda quarta-feira. Semana passada Amadeu Cavalcante inaugurou  o espaço com o show Sentinela Nortente que lotou a Casa de Show Copacabana. Estão agendados para o mês de agosto, Marcelo Dias (11/08), Ana Martel (18/08) e Nivito Guedes (25/08), na sequencia Juliele, Patrícia Bastos, Nivito Guedes, Zé Miguel, Beto Oscar, Helder Brandão, Enrico Di Miceli, Joãozinho Gomes Rambolde Campos e muitos outros já confirmaram participação no projeto.

O show Fé Guerreira terá a produção musical do maestro Manoel Cordeiro e a produção é de Sônia Canto Produções. Acompanham Bi os músicos Fabinho (guitarra), Helder Melo (contrabaixo), João Batera (bateria) e Nena Silva ( percussão).