terça-feira, 29 de maio de 2012

Diversidades de Fernando Canto.


Os passarinhos amanheceram, literalmente, cantando pousados no telhado de nossa casa e nos fios elétricos da rua. Sabiás carachués em sinfonia para homenagear Fernando Canto que faz aniversário hoje.
Fernando tem uma relação íntima com sabiás. Quando estudava para o mestrado, havia sempre um sabiá que cantava nas inúmeras madrugadas em que esteve debruçado nas vertentes discursivas da Fortaleza de São José de Macapá, para seu mestrado concluído em março de 2011. O Canto do Sabiá-Companheiro está no vídeo de apresentação da dissertação Discursos a fio no curso do Rio.
Não é fácil homenagear Fernando Canto com palavras, afinal ele também é muito íntimo delas. Escreve desde a adolescência e constrói poemas assim:
“Se exorto meu temor
tenho  que disfarçar vontades
                               de quilombar-me
fugir de ti a qualquer poço
                               ciladas sem preço
                               endereço ou rosto.”
(Cântico 15º, São José de Macapá – Roteiro Poético, 1985).

Também não é fácil homenagear com música, Fernando Canto compõe desde a adolescência:
“Na minha casa se tece
Mesuras no meio-dia
Pra afugentar quebrantos
Na hora da fantasia”
(Meu Endereço – Letra de Fernando Canto, Melodia de Zé Miguel).
  
“ Você veio pequenina
Batucando a campainha
De dentro do coração
Destruindo a dor bandida
Que marcava a minha vida
Viajando em contramão
...
Tu me ensinas contar lenda,
Que eu te ensino a ser feliz”
(Pequenina, Grupo Pilão. – Letra e Música de Fernando Canto)

Com um desenho, talvez? Não. Fernando Canto também se expressa com traços:

Minha homenagem a Fernando Canto neste seu aniversário, então é desejar, torcer mesmo, com dedinhos cruzadinhos que possamos juntos, compartilhar mais e mais aniversários. É continuar ouvindo e ouvindo: “Mas jáaa?”, “tu achas bonito isso...”, “A menininha, coitadinha...” ,  em acompanhá-lo de vez em quando em suas incansáveis “itinerâncias” pelas ruas desta Macapá que ele tanto ama.
Viver com Fernando Canto é uma dádiva. Feliz Aniversário.

Um comentário:

saitica disse...

Meu sincero abraço e votos de felicidades ao Fernando que já nasceu com Canto. Tendo como parceiro o sabiá.
daniel
www.saitica.blogspot.com