sexta-feira, 21 de maio de 2010

Laguinho comemora Domingo do Divino Espírito Santo e Murta da Santíssima Trindade

Por Mariléia Maciel

nas ruas do laguinho 1  “Sempre houve respeito da Igreja com a cultura do Marabaixo aqui no Laguinho, ano passado por exagero de algumas pessoas, falta de informação e preconceito, causaram uma situação complicada, mas este ano o Padre Daniel foi bastante enfático em dizer que a missa será na harmonia de Deus, com respeito mútuo, ou seja,hoje não há problema entre a cultura do marabaixo e a igreja católica, nossos santos homenageados são os mesmos do catolicismo, apenas os reverenciamos com fogos, toques de caixa (tambores) e outras tradições nossas”, fala a presidente da Associação, Danniela Ramos.      

Após a missa os marabaixeiros e convidados participam de um café da manhã na casa da Tia Biló onde serão recepcionados pelas festeiras Francisca Cortes e Cássia Azevedo. Às 17 horas saem novamente em procissão até a casa da dona Raimunda Ramos, às proximidades da casa  para pegarem os ramos de murta que servirão para enfeitar o mastro em homenagem à Santíssima Trindade. Na volta da casa da dona Raimunda os tambores tocam com acompanhamento das cantadeiras, dançarinos e outros participantes até 6:00h de segunda-feira, quando os mastros da Santíssima Trindade serão levantados fazendo companhia aos mastros do Divino, encerrando o 4º marabaixo.

Espera-se um grande número de pessoas para um dos momentos mais importantes desta manifestação secular e tradicional de nosso Estado, inclusive com a presença já confirmada do Grupo de Marabaixo de Mazagão Velho.  

Foto: Mariléia Maciel

Nenhum comentário: