sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Art Dance

Publicado no Caderno BATUQUE do jornal Correio do Amapá de domingo, 12/09

Por Socorro Barros

Foto Art Dance II O grupo de dança Art Dance, surgiu através de um projeto cultural na Escola Estadual José Ribamar Pestana, no município de Santana, em 1995. Arlete Carvalho, diretora na época e idealizadora do projeto, pensou na possibilidade de descobrir e valorizar novos talentos e principalmente, aproximar a comunidade da escola. Através do projeto, a disciplina de dança regional e popular, ficou paralela às aulas de Educação Física, as quais os alunos poderiam escolher em dançar ou participar das aulas de educação física.

Com o projeto “Axé na Escola Pestana”, a escola passou a abrir aos finais de semana para os alunos aprenderem a dançar Axé. Com o passar do tempo as aulas de dança tornaram-se a sensação no momento entres os estudantes. Os alunos que mais se destacavam passaram a integrar o grupo de dança Art Dance, fato este que abriu um leque de oportunidade ao grupo para participar de inúmeros eventos, tais como: festivais de dança no Teatro das Bacabeiras, eventos culturais de outras escolas, apresentações em expo-feiras, além de incentivar a formação de outros grupos de dança na comunidade.

Atualmente o grupo de dança Art Dance é composto por 14 bailarinos: Simone (coreógrafa oficial), Paloma, Pâmela, Paula, Maynara, Tairini, Taiane, Rosiane, Driele, Gleyciane, Bruno, Rafael, Jair e Arley, todos sob a coordenação da Profª. Arlete Carvalho. O grupo se apresenta em vários estilos como: Axé, brega, forró, jazz, dança moderna, MPB, Regionais AP e PA. Em novembro, o grupo Art Dance estará completando seus quinze anos de sucesso, e para comemorar a carreira do grupo e retribuir o carinho que o público estudantil vem dispensando ao longo destes anos, Arlete Santos, idealizadora do grupo e seus bailarinos gravaram um DVD das melhores apresentações e momentos do Art Dance, a ser lançado no mês de aniversário do grupo de dança.

O grupo é tetra-campeão do FEMDAE – Festival de Música e Dança Estudantil, realizado todos os anos pela Escola Estadual Zolito Nunes. Vale destacar que os títulos conquistados neste festival são todos em anos consecutivos: 2006, 2007, 2008 e 2009, no estilo regional e popular. Art Dance também foi Campeão do 1º. Festival de Dança Estudantil do Município de Santana, em versão única 2008. Esses títulos foram conquistados em parceria com a Escola Estadual Augusto Antunes.

Há sete anos o Art Dance faz parte da programação oficial da Expo-feira do Amapá, e este ano, como não poderia deixar de ser, mais uma vez estará presente na Expo-feira, representando o município de Santana. Parabéns ao grupo de dança Art Dance.

Um comentário:

Cia de Danças Encanto Norte disse...

Este grupo sem dúvidas é um exemplo de superação,pra qm nos conhece sabe do nosso esforço para ser reconhecido´apesar de ensaiarmos no chão sem piso sem nada,o que prevalece éo nosso talento!Hoje quero agradecer vc Sônia e a Socorro a oportunidade de mostrar nosso trabalho;tbm gostaria de fazer um apêlo,existe um festival de música e dança chamado FEMDAE da escola Zolito Nunes,no qual o Art Dance é tetra campeão,estamos precisando de PATROCÌNIO,divulgue por favor!Fone 9136-5852Simone Santos, Obrigado!