quarta-feira, 9 de abril de 2014

Aprender Direito - Tradição.

O que é tradição?

Eu, que pensava que o conhecimento era cumulativo, percebo que estudar Direito é mergulhar num mundo à parte. Conceitos que até então julgava serem tácitos, não são... Por exemplo, cada vez que a palavra “tradição” aparecia em algum escrito, imediatamente o que me vinha à cabeça era algo relacionado com fazer algo da mesma maneira até que se tornasse tácito. Este conceito não está errado, pois, em grego, tradição significa, "na acepção religiosa do termo, a expressão é paradosis παραδοσις) é a transmissão de práticas ou de valores espirituais de geração em geração, o conjunto de crenças de um povo, algo que é seguido conservadoramente e com respeito através de gerações".  

Hoje percebo que para estudar Direito, direito, (veja, duas acepções da palavra completamente diversa), preciso mergulhar no estudo da origem das palavras, lembrar-me do inesquecível professor Benevides e estudar latim.
A palavra “tradição” (em latim, traditio, tradere) significa entregar. Então é isso: “tradição”, em Direito, significa entregar a coisa.

No Direito Civil, o termo "Tradição" remete à entrega, ou seja, na relação de compra e venda, por exemplo, o comprador (devedor de pagamento em espécie) ao efetuar o pagamento passa a ser credor do vendedor do produto/mercadoria/serviço pelo qual pagou, então ocorre a tradição – entrega do produto pelo qual foi negociado mediante valor previamente fixado.


Postar um comentário