segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Centro Cultural Língua Solta

Jean Duarte Coordenador do Centro Cultural Língua SoltaSocorro Barros

Por O Centro Cultural Língua Solta situado na Avenida Maria Colares, 1461 entre Ruas Salvador Diniz e Ubaldo Figueira, no Centro de Santana é coordenado atualmente pelo jovem ator Jean Duarte. O Centro Cultural foi inaugurado em 08 de outubro de 2009 e desenvolve suas atividades oferecendo inúmeros cursos à comunidade, que vão desde inclusão digital, teatro, circo, dança (salão, axé, ventre, forró, hip hop...), Gibiteca, sapateado ao clássico Balé.

Com apenas um ano em funcionamento, o Centro Cultural Língua Solta já conquistou a confiança e a credibilidade da comunidade santanense, em especial a clientela na faixa etária da adolescência.

Atualmente a quantidade de alunos que freqüentam as aulas do balé clássico são de aproximadamente 632, na faixa etária entre 4 à 20 anos, funcionando durante os três turnos. A perspectiva para o ano 2011 é acrescentar 210 alunos novos e isso se deve a grande procura da comunidade santanense pela modalidade. Para ministrar as aulas de balé no ano de 2011, o Centro Cultural está realizando um processo seletivo para contratação de mais dois professores, cujos currículos poderão ser enviados ao endereço da sede da entidade.

Em 2011, os alunos das aulas de balé clássico irão pagar uma taxa de colaboração à entidade de apenas R$20. Neste ano de 2010, sessenta por cento dos alunos das aulas de balé tiveram condições financeiras de arcar com as despesas do uniforme. O restante dos alunos ganhou gratuitamente o kit completo (Camiseta, sapatilhas, meia-calças, saia, colan e tiara), sendo que destes, 110 deixaram de freqüentar as aulas, com isso tiraram vagas de inúmeras crianças carentes que gostariam de freqüentas as aulas de balé e não tem condições de adquirir o kit completo e também não conseguiram vagas no início do ano.

Segundo o coordenador geral Jean Duarte, nos informou que o Centro Cultural está realizando um censo com auxilio de assistentes sociais para visitar todos os alunos da entidade, a fim de detectar mais alunos carentes para que possam vir a ter direito `as aulas de balé clássico gratuitamente e ter direito ao kit completo.

Já o projeto de Inclusão Digital da entidade, este ano capacitou aproximadamente 180 alunos na faixa etária de 18 à 60 anos de idade. A grande novidade para o próximo ano de 2011 é que o Centro Cultural estará abrindo turmas especialmente para a terceira idade. As turmas funcionarão nos três turnos, pois a procura durante o ano foi muito grande por parte deste seleto público. A sala do projeto de Inclusão Digital é estruturada com internet e com sete computadores e três notebooks, além de instrutores totalmente qualificados na área.

O projeto de teatro é desenvolvido através de oficinas e este formaram 80 novos talentos sob a direção do ator e professor Oséas Pantoja. A novidade para 2011 é a inclusão da modalidade de Teatro de Bonecos e a Arte Circense.

A modalidade de dança de salão formou 280 alunos sob a instrução do professor Silvano. A novidade na área da dança para o próximo ano é a inclusão do ritmo Hip Hop, o qual foi bastante solicitado pelos jovens ao coordenador Jean Duarte para que neste próximo ano o Centro Cultural viabilizasse parceria com os grandes grupos do Hip Hop no Município de Santana, para que os tais tivessem a oportunidade de aprender as técnicas desta modalidade de dança.

A entidade tem sido bastante procurada pelas escolas públicas do município. As escolas que mais visitaram o Centro Cultural foram as escolas estaduais: José Barroso Tostes, Francisco Walcy, Elizabeth Picanço Esteves e Augusto Antunes.

Durante este ano a entidade buscou parcerias com os poderes públicos municipal, estadual e a nível federal também, além de parcerias com o empresariado local, porém, não obteve êxito. “Neste primeiro ano de funcionamento foi difícil ter que arcar com todas as despesas para manter a manutenção do prédio e pagamentos de instrutores, esperamos que no próximo ano tenhamos a atenção do poder publico e também de empresários para que possamos dar continuidade ao trabalho que realizamos diante da comunidade, até porque temos um número significativo de alunos carentes e muito deles estão em risco social”, declarou Jean Duarte.

Jean ainda nos informou que as aulas de Informática, Teatro, Circo, Hip Hop serão classificadas como “Oficinas” e serão oferecidas gratuitamente `a comunidade.

O encerramento das atividades do centro encerrou-se no dia 02 de dezembro e o retorno das atividades esta prevista para o dia 7 de fevereiro de 2011, sendo que as aulas de balé encerraram-se somente no dia 8 de dezembro. A rematrícula dos alunos 2009/2010 irá até o dia 15 deste mês, no horário de 8h `as 18h. As inscrições para os novos alunos serão realizadas no início do mês de janeiro. O Centro Cultural Língua Solta realmente veio para fazer a diferença na área da cultura do município e garantir espaço para a comunidade que deseja ingressar nos projetos que a entidade desenvolve.

Nenhum comentário: