segunda-feira, 25 de outubro de 2010

O Furacão Cultural Keila Kendra

 keila_ Keila Kendra é uma artista completa. Além de coreógrafa, atriz e marcadora de quadrilha, é uma das mais conceituadas locutoras de rádio Estado do Amapá. Atua ainda em diversos projetos de cunho cultural município de Santana.

Keila Oliveira de Souza Santiago, conhecida no meio artístico como Keila Kendra, iniciou sua carreira aos dois anos de idade, quando participou um festival de dança do SESI/AP. Aos três anos recebeu prêmio como a melhor dançarina de jazz em um festival de dança no Rio de Janeiro.

Durante a infância e adolescência, além do jazz e do balé clássico, Keila começou a interessar-se pelas artes cênicas. Estas atividades a levaram a desenvolver outras habilidades ligadas ao segmento cultural.

Keila Kendra é a única mulher marcadora de quadrilha no Estado do Amapá, atividade que desenvolve desde 1992. Este ano marcou a Simpatia Junina.

Especializou-se em locução de rádio AM/FM na Rádio Transamérica. Graduou-se em Educação Física na Universidade de Santa Catarina. Fez especialização em Dança Pós-Moderna no Canadá e na Rússia. Foi aluna de Débora Cocker, coreógrafa do Circo de Soleil, reconhecida mundialmente.

Em março do ano passado, Keila retornou ao Amapá e atualmente apresenta o programa de rádio “Território Tarumã”, que vai ao ar de segunda à sexta-feira, das 14h às 17h, na Rádio FM Tarumã. O programa é direcionado para os ouvintes de amam a Música Popular Brasileira, em especial, a Música Popular Amapaense.

Keila estará em cartaz, brevemente, com a peça “Que Palhaçada é essa?”, no Teatro das Bacabeiras. A peça é destinada ao público infantil e é apresentada por dois palhaços: Farofa (Keila Kendra) e Firula (Wanderley Costa).

Participa do Projeto Mais Educação na Escola Municipal Padre Fúlvio, no bairro Fonte Nova, município de Santana, onde ensina dança, pintura e desenho artístico aos pequenos alunos.

A santanense faz parte do Projeto Grito pela Cultura, juntamente com Sandro (Amigos da Toada de Macapá) e Macedo (Grupo de Dança Swing Tropical). Neste projeto, atua como apresentadora do evento, que é realizado uma vez por mês na Praça Cívica de Santana. O Projeto tem o apoio do empresário santanense Mário Brandão e está aberto a outros patrocínios.

Keila está preparando o Grupo de Dança Swing Tropical para participar do XII FEMDAE – Festival de Música e Dança Estudantil, realizado pela Escola Estadual Zolito Nunes. O grupo concorrerá nas categorias popular e moderna e apresentará a coreografia “Conto de Sonhos e Fantasia Jovem”. O Grupo de Dança Swing Tropical representará a Escola Estadual José Ribamar Pestana.

Keila foi convidada a chefiar, no Amapá, o projeto “Enciclopédia Cultural da Amazônia” que objetiva registrar viagens, fotos, costumes e crenças do povo amazônico. O material será disponibilizado em TV (canal fechado), na internet e em livros com 13 idiomas.

Publicado no Batuque, caderno de cultura do Jornal Correio do Amapá de domingo, 25/10/10.

Um comentário:

Anônimo disse...

Desculpe-me discordar do artigo ou matéria a respeito de Queila Oliveira. Nada de formação academica, ela tem unicamente o ensino médio imcompleto. Portanto jamais poderia fazer graduação. Tem sérios problemas de comportamento (bi-sexual) e assedia a meninos e meninas de onde tem a oportunidade de frequentar. Trata mal as pessoas e quanto ao Projeto UM GRITO PELA CULTURA, foi idealizado pelo Macedo em parceria com o Sandro. Ela simplesmente foi apresentadora e quanto a ser patrocinado pelo empresario Mario Brandão, é a maior inverdade. Pelo que sabemos, o Macedo tirou dinheiro do proprio bolso para pagar o som e comprar refrigerante e água para os participantes. O cara tem a cultura nas veias e não mede esforços para fazer acontecer. Quanto ao FEMDAE: Ela simplesmente deixou o grupo na mão e foi embora, não teve sequer a dignidade de agradecer ao Macedo por ter sido através do Grupo que ela conseguiu emprego no MAIS EDUCAÇÃO e vivia dizendo que trabalhava no grupo de graça. Faça-me o favor Srta. Queila, deixe de ser incoerente e seja verdadeira. Diga quem realmente faz acontecer dentro da cultura santanense. O Macedo não gosta de aparecer nem me deu procuração para defende-lo, mas, temos que reconhecer que o cara trabalha muito sério. É o atual TRI-CAMPEÃO do FEMDAE (2007/2008/2009) Atual TRI-CAMPEÃO MUNICIPAL (2008/2009/2010) com a TRADIÇÃO JUNINA e BI-CAMPEÃO do Festival de MIss Caipira da L.A.J.S. Atual TRI-CAMPEÃO DA L.A.J.S (2008/2009/2010). O cara sabe administrar e organiza muito bem seu grupo.
QUER SER CAMPEÃO??????????????????????????
VEM, VEM, VEM PRA TRADIÇÃO!!!!!!!!